ACAPO-ACTUAL

BOLETIM INFORMATIVO MENSAL DA ACAPO – EDIÇÃO N.º 120

Edição disponível em formato eletrónico no sítio Web www.acapo.pt, e em Braille e carateres ampliados nas Delegações da ACAPO

Coordenação Editorial: Marta Pinheiro – Direção Nacional

Contribua para este Boletim, enviando as suas notícias, críticas, sugestões ou simples mensagens!

Siga-nos no facebook!

ACAPO-Actual

ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal

Av. D. Carlos I, 126-9.º

1200-651 Lisboa

Telf.: 213 244 500; Fax: 213 244 501

E-mail: actual@acapo.pt

Sítio Web: www.acapo.pt

1. O que fizemos

1.1 Inquérito de satisfação ACAPO

Relembramos que se encontra disponível, em prol da melhoria continua do trabalho que realizamos na área da representação de interesses, o questionário de satisfação da ACAPO. Pretendemos neste sentido aferir, uma vez mais, a opinião daqueles que a nós recorrem de forma a garantir a melhoria do nosso trabalho. Convidámo-lo assim a responder ao questionário que se encontra no link que se segue: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyauaSRA32Y0EHjbQRZlBU2oilF5PTl0u3l8Fw6DG2KEEcIg/viewform?fbclid=IwAR0C4M0PbVdy7z3Ky8hapL3VzfK4Cb_tUONRRBmsduvxePCCvOuNtvyX51Y

Contamos com a sua preciosa colaboração. Se tiver alguma dificuldade no preenchimento do mesmo não hesite em contactar-nos através do e-mail: rp.dn@acapo.pt ou do telefone: 213 244 500.

1.2 ACAPO esteve presente na audição sobre a Estratégia Europeia para a Deficiência

A ACAPO participou, no passado dia 24 de janeiro, na sequência de convite endereçado pelo Bloco de Esquerda, na audição sobre a Estratégia Europeia para a Deficiência. Esta sessão contou com a participação de José Gusmão, Catarina Martins, José Manuel Pureza e Jorge Falcato. A ACAPO apresentou sugestões na área das acessibilidades físicas, englobando questões não devidamente promovidas pela Lei Europeia das Acessibilidades no ambiente construído, transportes públicos e eletrodomésticos por exemplo.

1.3 ACAPO assina protocolo com Fundação Montepio e Associação Portuguesa para a Qualidade

A Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e a Fundação Montepio celebraram, em 2015, um protocolo de cooperação visando o apoio a entidades da economia social na implementação de sistemas da Qualidade e correspondente certificação, de acordo com o referencial EQUASS Assurance, que a APQ representa em Portugal. Decorre este ano a 4ª Edição do Programa de Certificação em Qualidade, e a ACAPO foi a entidade escolhida para beneficiar deste protocolo de Cooperação. O projeto, que se iniciou em dezembro de 2019, e tem a duração de 18 meses, envolve um diagnóstico inicial, seguido de um período de formação e consultoria permitindo conduzir a ACAPO à sua certificação pelo referencial EQUASS Assurance. Com esta parceria a APQ e a Fundação Montepio pretendem aumentar a capacitação das entidades portuguesas ligadas à economia social, reforçando as suas capacidades de gestão e melhorando o nível de resposta e de satisfação das suas partes interessadas.

1.4 ACAPO participou na reportagem “Viver sem ver”

Sónia Manzarra, coordenadora do Serviço de Reabilitação e Ação Social da ACAPO, Anabela Miranda, psicóloga na Delegação de Lisboa, Fernando Santos, responsável pelo Departamento de Informática da ACAPO e o utente Mauro Vicêncio, participaram na reportagem "Viver sem Ver", transmitida no "Fala Portugal", noticiário da Record TV. A reportagem pretende chamar a atenção da população em geral para as questões relacionadas com a deficiência visual. Assista à reportagem na integra através do link que se segue: https://www.facebook.com/watch/?v=2485925561688115

1.5 ACAPO marcou presença na Didática do Braille

Realizou-se a 8 de janeiro, o seminário, "A Didática do Braille”, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O evento que teve como objetivo assinalar o Dia Mundial do Braille através da partilha de experiências e práticas, contou com a presença do Dr. João Fernandes e da Mestre Irina Francisco, membro do Núcleo Braille, ambos em representação da ACAPO.

1.6 Convénio ACAPO - ONCE

Realizou-se no passado dia 20 de janeiro, em Lisboa, uma reunião extraordinária da Comissão de Acompanhamento do Convénio ACAPO - ONCE. Nesta reunião foram calendarizadas as ações previstas para o corrente ano, das quais destacamos a cimeira da União Mundial de Cegos e as reuniões semestrais deste convénio de colaboração.

1.7 ACAPO solicita audiências parlamentares

A ACAPO solicitou a todos os partidos com assento parlamentar uma audiência afim de discutir temas que preocupam a atual direção, entre eles estão os modelos de formação profissional para pessoas com deficiência; acessibilidades para pessoas com diferentes deficiências e a Prestação Social para a Inclusão. No momento a ACAPO foi recebida pelo Bloco de Esquerda, PCP, Verdes e Chega.

1.8 Audiência na Câmara Municipal de Lisboa

A ACAPO discutiu, em audiência com o vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Manuel Grilo, a reabilitação do edifício de São José, onde esteve sediada outrora. Nesta audiência estiveram presentes ainda a Dra. Isabel Guerreiro, Diretora do Departamento da Direção Municipal de Gestão Patrimonial e a Arquiteta Ana Júlia. O processo de reabilitação do edifício encontra-se agora em fase de avaliação. 

1.9 ACAPO reuniu com Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência

A ACAPO foi recebida em audiência pela Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes, no âmbito da audição que o Governo se encontra a realizar junto das organizações representantes das pessoas com deficiência. Ao longo do encontro foram apresentadas e discutidas as várias medidas que o Governo tem pensadas para o novo mandato, nomeadamente relativas às acessibilidades e outros assuntos do interesse da ACAPO. 

1.10 Concurso Onkyo Braille 2019

A edição 2019 do Concurso Onkyo Braille recebeu um total de 28 trabalhos de participantes oriundos de 11 países, entre eles Portugal, cuja participação se deu através de um sócio da ACAPO. Os autores dos trabalhos premiados receberam prémios oferecidos pela Onkyo e Braille Mainichi. De realçar que o vencedor do primeiro prémio Otsuki tem 88 anos! Segue a lista dos vencedores premiados: Primeiro prémio Otsuki: My Saviour by Tamara ANDREEVA (Rússia); Prémio de Trabalho Excelente: Categoria Sénior: Nan SNARHEIM, (Noruega) The myth of old fashioned braille – a technological dead end; Prémio de Bom Trabalho: Categoria Júnior Borys KOWALCZYK, (Polónia) Braille in Music and Art Categoria Sénior: Alan DECOPPET, (Suíça) The future of Braille; Ángeles LA FUENTE DE FRUTOS, (Espanha) First Year Braille Class; Todos os trabalhos podem ser transferidos do link:  EBU ONKYO Braille Contest.

1.11 Delegação do Porto assinalou o Dia Mundial do Braille

A Delegação do Porto assinalou o Dia Mundial do Braille com uma visita ao Museu dos Transportes e Comunicações. Os associados que participaram nesta visita, tiveram a oportunidade de conhecer a história do edifício da Alfândega do Porto, local onde está sediado o museu, bem como a estrutura deste espaço através da exploração tátil, de uma pormenorizada maquete.

1.12 Um Sentido na Poesia - janeiro

Teve lugar a 10 de janeiro, uma vez, a iniciativa promovida pela Delegação do Porto, Um Sentido na Poesia. Sob o tema Acreditar, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar sentimentos de forma dita ou cantada.

1.13 Delegação do Porto recebe projeto Dr. Risadas

A Delegação do Porto recebeu a Dra. Catarina Vítor da Associação Mundo A Sorrir que realizou uma palestra sobre saúde oral, seguida de um rastreio dentário. Ao longo da sessão de sensibilização, foram explicadas com o auxílio de uma maqueta da boca e seus dentes, técnicas de escovagem, como usar o fio dentário corretamente e os demais cuidados a ter para manter uma boa saúde oral.

1.14 Delegação de Coimbra celebra nova parceria

Foi celebrada, no passado dia 10 de janeiro, uma parceria entre A Previdência Portuguesa – Associação Mutualista (APP) e a Delegação de Coimbra da ACAPO. O protocolo de colaboração e desenvolvimento estratégico visa assim a promoção e aquisição de competências, na defesa de uma sociedade inclusiva, que dignifique a pessoa pela participação na vida social, através da adoção de medidas de inserção socioprofissionais. Estiveram presentes na cerimónia de assinatura, António Mesquita e Hélder Almeida, membros da Direção da APP, José Fernando Rodrigues, representante da Delegação de Coimbra da ACAPO, Cati Ramos, formanda, Ana Carina Martins, Diretora na Clínica Previdência Saúde e Teresa Pedro, Técnica de Integração Profissional da ACAPO.

1.15 Delegação do Porto recebe Associação Ladra Comigo

Decorreu no passado sábado, na Delegação do Porto, uma palestra dinamizada pela Dra. Clara Cardoso da Associação Ladra Comigo, (que se fez acompanhar da Milú, uma linda cadela da raça Labrador), sobre terapias, atividades e jogos que podem ser realizadas com a ajuda de cães. Os presentes tiveram a oportunidade de interagir com a cadela terapeuta ao longo da demonstração de atividades que podem ser dinamizadas com a ajuda destes animais.

1.16 Delegação de Viseu colabora em transcrição para Braille

A Delegação de Viseu colaborou com a Unidade de Saúde Familiar Grão Vasco do Centro de Saúde Viseu na transcrição do Guia de Utente e da Carta dos Direitos e Deveres dos Utentes para Braille. Os 10 exemplares produzidos no âmbito da iniciativa, serão disponibilizados nesta Unidade de Saúde.

1.17 Delegação do Porto visitou a Serra da Estrela

A Delegação do Porto realizou uma viagem à Serra da Estrela, através da agência de viagens Roma Tours. O itinerário contou com paragens por cidades como Mangualde com o intuito de visitar a Igreja de Nossa Senhora do Castelo e ainda Folgosinho, Gouveia e Sabugal. Os participantes subiram ainda ao alto da Serra que os recebeu com muito sol e alguma neve, num dia de agradável convívio.

1.18 Delegação de Viseu colabora com Escola Superior de Saúde de Viseu

No passado dia 13 de janeiro as técnicas da Delegação de Viseu colaboraram com a Escola Superior de Saúde de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu, na realização de uma ação de sensibilização/informação a uma turma de estudantes do 11º do Curso de Especialização em Enfermagem de Reabilitação.

1.19 Delegação de Viseu comemora Dia Mundial do Braille

O CD Tondela realizou em conjunto com a Delegação de Viseu, uma ação de sensibilização para a deficiência visual, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Braille. A ação consistiu na entrega de fichas de jogo com o cabeçalho em Braille, a todos os jornalistas presentes, cuja transcrição esteve a cargo da Delegação de Viseu. Os membros da delegação tiveram ainda a oportunidade assistir juntamente com seus associados e familiares, ao jogo do CD Tondela – Gil Vicente, a convite do próprio clube. O vídeo promovido pelo CD Tondela afim de dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela Delegação de Viseu e a importância do Braille, contou com a participação da responsável pelo serviço de Braille da delegação, Ana Silva. Segue o link do vídeo: https://www.facebook.com/CDTondela/videos/3029219703763185/

1.20 Delegação de Braga participou em ação de sensibilização

A Delegação de Braga da ACAPO participou numa ação de sensibilização para a deficiência visual, a convite da Associação Social de Pevidém – Vida a Cores.

1.21 Delegação de Braga leva utentes a dançar

Os utentes do Grupo de Apoio à Reabilitação da Delegação de Braga da ACAPO, participaram numa aula de dança adaptada para pessoas com deficiência visual, a convite da EPB – Escola Profissional de Braga.

 

2. O que vamos fazer

2.1 ONCE oferece curso de inglês

Estão abertas as candidaturas à bolsa de estudo para o curso avançado de inglês no Centro de Recursos Educativos da ONCE – Organização Nacional de Cegos Espanhóis, em Pontevedra (Espanha). A esta iniciativa podem candidatar-se os associados da ACAPO, com quotização regularizada, com idade entre os 15 e os 17 anos (não devem completar os 18 anos antes de 8 de agosto). Devem possuir um nível intermédio/intermédio alto (B1 ou B2) de língua inglesa, dispor de um domínio suficiente de leitura e escrita em Braille, tinta ou informática e apresentar adequadas técnicas de orientação e mobilidade. O curso terá uma carga letiva de 60 horas e irá decorrer entre 27 de julho e 7 de agosto. As candidaturas estão abertas até 26 de fevereiro através do telefone 213 244 528 ou do e-mail, relacoesinternacionais@acapo.pt .

2.2 Delegação de Viana do Castelo promove Baile de Carnaval  

A Delegação de Viana do Castelo irá realizar, a 22 de fevereiro, um Baile de Carnaval com almoço convívio pelas 12h30m, no Restaurante Foz Café. Estão convidados para estar presentes, todos os sócios efetivos/utentes, sócios cooperantes e seus familiares. Não se esqueça de levar a sua melhor máscara! Para mais informações contacte a delegação através do endereço de e-mail: viana@acapo.pt ou via telefone: 258 813 597.

2.3 UEST na Delegação de Viana do Castelo

Os produtos de apoio são essenciais no dia-a-dia das pessoas com deficiência visual, como tal, no próximo dia 21 de fevereiro entre as 14h e as 16h, a Delegação de Viana terá presente uma mostra de produtos da UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos. No seguimento da iniciativa serão expostos os mais variados equipamentos de utilidade diária. Para mais informações contacte a delegação através do endereço de e-mail: viana@acapo.pt ou telefone: 258 813 597.

2.4 Um sentido na Poesia – fevereiro

No dia 14 de fevereiro, a partir das 21h, terá lugar mais uma sessão do evento Um Sentido na Poesia. O espaço que permite a partilha de sentimentos e emoções com mais do que um sentido propõe o tema, Namorando, sendo que os casais de namorados presentes poderão contar com surpresas especiais.

2.5 Festa de Carnaval na Delegação do Porto

A Delegação do Porto promove a 22 de fevereiro, a partir das 13h, no auditório da delegação, a sua festa de Carnaval. Leve a sua fantasia mais divertida e faça parte de um animado desfile. Inscreva-se já através do e-mail: porto@acapo.pt ou via telefone: 225 899 100.

2.6 Delegação de Leiria promove Dia Aberto

Visto a missão da ACAPO ser a defesa dos direitos e interesses das pessoas com deficiência visual, a Direção da Delegação de Leiria quer ouvir as opiniões e sugestões daqueles que recorrem aos seus serviços. Neste sentido criou o Dia Aberto que a partir de março irá colocar à disposição os membros da Direção para receber todos os que desejarem contribuir com a sua opinião e ver esclarecidas as suas dúvidas, nas primeiras segundas-feiras de cada mês entre as 15h30m e as 19h, nomeadamente nas seguintes datas: 2 de março; 6 de abril; 4 de maio; 1 de junho; 6 de julho; 3 de agosto; 7 setembro; 6 de outubro; 2 de novembro; 7 de dezembro. A participação no Dia Aberto obriga a uma marcação prévia por telefone, 244 849 850 ou por e-mail, d-leiria@acapo.pt de forma a que a delegação consiga dar resposta a todas as solicitações.

 

3. Volta a Portugal

3.1 Livro mais vendido de Portugal em 2019 disponível em Braille

'Foi sem querer que te quis', do escritor Raul Minh'alma, foi o livro mais vendido em Portugal durante o ano 2019. A obra, editada pela Manuscrito (Grupo Editorial Presença), vendeu mais de 50 mil exemplares. Segundo a editora, a obra estará disponível em breve em Braille e em áudio na Biblioteca Nacional de Portugal. A requisição destes formatos da obra pode ser feita gratuitamente por leitores cegos e com baixa visão de todo o país, através da Área de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Nacional.

3.2 Audiodescrição, um recurso essencial de acessibilidade

 “A audiodescrição é o recurso de acessibilidade que permite à pessoa com deficiência visual o pleno acesso a manifestações artísticas e culturais. O recurso permite que a pessoa com deficiência visual usufrua, de forma autónoma, do conhecimento de aspetos visuais que não adquire de outra forma. É, assim, uma tradução intersemiótica (a tradução de um signo visual para um signo verbal) de uma enorme responsabilidade que deve ser exercida de forma séria e profissional. Na minha opinião, a audiodescrição deve ser o mais objetiva possível e nela não devem existir opiniões do audiodescritor acerca das obras. Há que considerar as obras tal como se deparam àqueles que delas têm a vivência e as apreciam.” (Martin Heidegger, em “A Origem da obra de Arte”). Esta é a introdução do artigo escrito por Anaísa Raquel, audiodescritora, que relata a sua posição face à audiodescrição enquanto profissional da área. Veja o artigo na integra em: https://www.patrimonio.pt/post/audiodescrição-recurso-essencial-de-acessibilidade 

 

4. Volta ao Mundo

4.1 Mojo Vision - Lente de contato inteligente

Acaba de ser aprovada, pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos que controla medicamentos e alimentos, uma tecnologia que ‘instala’ uma espécie de smartphone nos olhos dos usuários, que pode vir a transformar a vida dos deficientes visuais. A Mojo Vision foi desenvolvida por uma startup norte americana, e oferece uma tela com informações que pode auxiliar os usuários através de ferramentas como instruções de navegação e outras interações que aparecem a flutuar no campo de visão projetando uma tela digital LED na retina. Segundo a empresa, estas lentes poderão ajudar as pessoas com degeneração macular ou retinite pigmentosa, aumentando a capacidade visual de pessoas com baixa visão e ajudando na mobilidade, leitura e outras funções. De acordo com a FDA, o produto que tem vindo a ser desenvolvido há uma década já pode começar a ser testado como dispositivo médico, estando assim cada vez mais próximo de se tornar uma realidade para todos.

4.2 Professor usa tecnologia 3D para ensinar pessoas cegas

Na cidade de Goiânia, na região centro-oeste do Brasil, o professor Santiago Lemos, 33 anos, decidiu usar um método diferente para ensinar os seus alunos cegos. Para tal, Santiago adquiriu uma impressora 3D, que usa para mostrar de uma forma diferente a arte e o local em que vive. “A tecnologia de impressão 3D possibilita concretizar qualquer tipo de objeto. Dentro da sala de aula, é uma ferramenta incrível para o ensino, ainda mais na arte, onde até para quem possui visão é de difícil acesso. Espero que este projeto possa mostrar para aos outros professores que é possível desenvolver aulas diferentes com este recurso”, afirma o professor. Com o apoio do Centro de Apoio Pedagógico para cegos de Goiânia, (CAP/Cebrav), que desenvolve atividades educativas com alunos cegos, foram constituídas as primeiras turmas, sendo que a iniciativa ainda está em fase de testes e apenas quatro turmas e alguns alunos tiveram acesso aos objetos feitos nas impressoras 3D. A meta para o ano de 2020 é ampliar o projeto e tornar assim o ambiente escolar mais acessível.

 

5. As nossas formações

No nosso Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional, em Coimbra, Lisboa e Porto, vai encontrar cursos de formação profissional em diversas áreas. Se faz parte dos seus objetivos o acesso, manutenção ou progressão no emprego, contacte-nos!

 

Lisboa

Utilização de Leitores/Ampliadores de Ecrã em Word

Carga horária – 25 horas

Data de início - 03/03/2020

Data de fim - 18/03/2020

Dias da semana - Terça, quarta e quinta feira

Horário - 9h às 12h30m

Nota: No segundo dia terá a duração de 4h das 9h às 13h

 

Porto

Orientação e Mobilidade - Inicial

Carga horária – 50 horas

Data de início - 03/02/2020

Data de fim - 31/03/2020

Dias da semana - a combinar com formadora

Horário - a combinar com formadora

 

Orientação e Mobilidade - Aperfeiçoamento

Carga horária – 25 horas

Data de início - 03/02/2020

Data de fim - 31/03/2020

Dias da semana - a combinar com formadora

Horário - a combinar com formadora

 

Comunicação e Atendimento ao Público

Carga horária – 2900 horas

Data de início - 02/03/2020

Data de fim - 31/12/2021

Dias da semana - 2ª a 6ª

Horário - 9h -17h

 

Vila Real

Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade

Carga horária – 2500 horas

Data de início - 17/02/2020

Data de fim – a determinar

Dias da semana - 2ª a 6ª

Horário - 9h15m às17h15m

 

6. Os nossos parceiros

 

6.1 UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos

A UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos, Lda. é uma empresa que se dedica à venda de produtos e prestação de serviços para pessoas com deficiência visual. Mantém desde 2009 uma loja aberta ao público, situada na Estação de Metropolitano Jardim Zoológico, antiga estação Sete Rios, em Lisboa, estando os seus produtos ainda disponíveis nas 13 Delegações da ACAPO.

 

Sugestão para este mês:  SEIKA V6PRO

Seika V6Pro é compatível com vários softwares populares de leitura de tela. Funciona bem em conjunto com um telemóvel e PC via Bluetooth ou cabo USB. As teclas têm funções de fácil acesso para o usuário. Os recursos são precisos e eficientes permitindo que o usuário navegue naturalmente no display Braille, possibilitando uma experiência mais confortável.

 

Especificações:

Possui 40 células Braille;

Teclado braille de 8 teclas, 2 teclas de navegação e 2 mini joysticks;

Extensão de memória Micro cartão SD e U-disk;

Bluetooth;

Interface USB, MiniUSB, slot para cartão MicroSD, DCIN;

Bateria de longa duração - dura até 20 horas ligado ao Bluetooth;

Bateria de iões de lítio recarregável;

Recarrega a partir da porta USB e DCIN;

Compatível com qualquer adaptador USB A / C padrão;

Desligamento automático;

Peso: 900 g.

Vantagens para associados da ACAPO:

Os associados efetivos da ACAPO com quotas em dia beneficiam de um desconto de 10% nas compras de produtos tiflotécnicos, na loja UEST.

Horário de funcionamento:

10h00 às 19h00 (hora para almoço entre as 13h00 as 14h00)

Contactos UEST

Morada: Estação de Metropolitano do Jardim Zoológico, Atrium Norte, Loja 6, 1500-423

Telefone: 21 727 65 05

E-mail: loja@uest.pt

Facebook: www.facebook.com/uest.online

 

6.2 Vila Galé

Relembramos os associados e colaboradores da ACAPO que podem usufruir de um desconto de 10%, calculado sobre a tarifa online publicada no website dos hotéis Vila Galé (www.vilagale.pt). O desconto considerado incide sobre os serviços de alojamento e em qualquer regime disponível (pequeno-almoço, meia pensão, pensão completa ou tudo incluído). Para pedido de esclarecimentos poderá entrar em contacto com o Departamento de Relações Externas da ACAPO (rp.dn@acapo.pt, telf. 213 245 500) ou com a Central de Reservas (reservas@vilagale.com, telf. 217 907 610).

 

7. O que disseram sobre nós

Tema: “LPCC cria app sobre cancro do colo do útero e HPV -Vírus do Papiloma Humano”

Onde: Diário as Beiras

Quando: 27 de janeiro de 2020

 

Notícia na integra:

“A Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) em parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) desenvolveu uma presente aplicação sobre o HPV- Vírus do Papiloma Humano e Cancro do Colo do Útero. A aplicação disponibiliza informação sobre o vírus HPV e o cancro do colo do útero de forma simples e acessível, focando aspetos relativos à epidemiologia, prevenção, tratamento e apoio ao doente com HPV e o cancro do colo do útero. A disponibilização gratuita de suportes informativos em diferentes formatos, e produzidos de forma a garantir a acessibilidade no acesso à informação, permite que a LPCC continue a persecução da sua missão no que diz respeito à Educação para a Saúde. Esta ferramenta foi construída atendendo a critérios de acessibilidade que permitem que esta aplicação seja utilizada por toda a população. O desenvolvimento da app sobre HPV e Cancro do Colo do Útero contou com o apoio científico da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG) e com a validação técnica da Associação dos Cegos Amblíopes de Portugal (ACAPO). O slogan associado à nova ferramenta é “a prevenção começa na educação!”. Existem mais de 120 tipos diferentes de HPV, os quais afetam predominantemente os órgãos genitais (vulva, vagina, colo do útero, pénis, ânus). O cancro do colo do útero é o 2º tumor ginecológico maligno mais frequente nas mulheres portuguesas e em cerca de 100% dos casos é causado pela infeção persistente por HPV, vírus do papiloma humano. De referir que, para além da aplicação, a Liga Portuguesa contra o Cancro disponibiliza uma linha telefónica de apoio, 808 205 205.”

8. Diretório ACAPO (Os nossos contactos)

Direção Nacional

Av. D. Carlos I, 126, 9.º andar

1200-651 Lisboa

dn@acapo.pt

21 324 45 00

 

Açores

Rua de Santa Catarina, 53 A

9500-240 Ponta Delgada

acores@acapo.pt

296 28 67 77

 

Algarve

Rua António Bernardo da Cruz, nº 15 Lj

8000-316 Faro

algarve@acapo.pt

289 806 693

 

Aveiro

Rua Engenheiro Von Haff, nº 19

3800-177 Aveiro

aveiro@acapo.pt

234 624 070

 

Braga

Rua Cruz de Pedra nº 114

4700-219 Braga

braga@acapo.pt

253 267 766

 

Castelo Branco

Rua Ruivo Godinho, 27 r/c A

6000-275 Castelo Branco

castelobranco@acapo.pt

272 321 380

 

Coimbra

Rua dos Combatentes da Grande Guerra S/C 113

3030-181 Coimbra

coimbra@acapo.pt

239 792 180

 

Guarda

Centro Comercial São Francisco, Largo São Francisco, piso 1 loja 11

6300-754 Guarda

guarda@acapo.pt

271 213 955

 

Leiria

Av. Adelino Amaro da Costa, Lote 20, Loja E, Arrabalde da Ponte

2415-367 Leiria

leiria@acapo.pt

244 849 850

 

Lisboa

Rua Francisco Lyon de Castro n.º 12 e 14-A

1600-311 Lisboa

lisboa@acapo.pt

213 182 910

 

Porto

Rua do Bonfim, n.º 215

4300-069 Porto

porto@acapo.pt

225 899 100

 

Viana do Castelo

Rua Nova de São Bento, 5 a 11

4900-472 Viana do Castelo

viana@acapo.pt

258 813 597

 

Viseu

Rua D. Nuno Álvares Pereira bloco B1 r/c esquerdo

3510-096 Viseu

viseu@acapo.pt

232 419 750

 

Vila Real

Rua Francisco Sales Costa Lobo, JT 5 r/c direito, nº7A

5000-260 Vila Real

vilareal@acapo.pt

259 338 330

 

Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Coimbra

Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 113

3030-181 Coimbra

formacao@acapo.pt

239 792 180

 

Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Lisboa

Av. João Paulo II, lt. 531, 2.º A

1900-726 Lisboa

formacao@acapo.pt

21 837 10 72

 

Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional - Porto

R. de Camões, 219- 4º dtº

4000-145 Porto

formacao@acapo.pt

222 012 222

 

Centro de Produção Documental

Av. João Paulo II, lt. 531, 2.º A

1900-726 Lisboa

producao@acapo.pt

21 837 10 72/91 214 12 08

PDF icon Descarregue a versão em PDF