Peça de teatro “Ricardo III”
Peça de teatro em LGP, com audiodescrição e reconhecimento de palco
Cineteatro Louletano (Loulé)
Audiodescrição da peça de teatro “Ricardo III”, pela Terra Amarela. Neste espectáculo, por ser em Língua Gestual Portuguesa, será feita a Locução das Legendas em Língua Portuguesa e a Locução da Audiodescrição, ficando assim, acessível ao público com deficiência visual.
Reconhecimento de palco: 20h
Duração do espectáculo: 1h40m
Classificação: M/16
Sinopse:
"Ricardo III é um real documento de propaganda, que prova que uma mentira, repetida mil vezes, se transforma numa oportuna verdade. E este não poderia ser um melhor espelho dos nossos dias: o que parece, não é. O que é, seca. Mas nós não estamos dispostos a secar.
Ricardo III é uma personagem bestialmente imprevisível e manipuladora. Hábil no jogo político, apresenta um voraz e insaciável desejo de tensão. A estabilidade torna-se para ele previsível, aborrece-o. A paz aborrece-o. William Shakespeare oferece-nos de bandeja uma personagem virtuosa no discurso, hábil na dissimulação e profundamente amoral, que tratará de rasgar tudo o que se colocar entre ela e o lugar da sublimação do seu poder: o trono de Inglaterra.
Ricardo III é um jogo. E é esse mesmo conceito de jogo que nos interessa.
Expomos a partir do lugar cénico todas as tensões, virtuosismos, traições e lugares poéticos, através da força de duas línguas que se expressam na potência do corpo – a Língua Gestual Portuguesa e a Língua de Signos Espanhola. Tornamos a batalha e o grito, o engano e a violência em espaço visual e sonoro; a ficção invade-nos por todos os sentidos.
E nesta redescoberta do lugar teatral, como lugar de espanto, garantimos que nós, que estamos em cima deste palco, não parecemos, somos; não secamos, geramos futuro. Daqui a 100 anos, algum autor escreverá que este espetáculo nunca aconteceu. É da responsabilidade de cada pessoa que entrar nesta sala não permitir que a História nos transforme em vento."
Informações e reservas: 289 400 820 ou cinereservas@cm-loule.pt
Fonte: Anaísa Produções e Cineteatro Louletano