E para além do Braille, como é que uma pessoa com deficiência visual pode ter acesso a livros?
Os livros em áudio ou em formato digital são as principais alternativas ao Braille. A Biblioteca Nacional de Portugal também disponibiliza milhares de títulos nestes formatos, bem como um conjunto de bibliotecas municipais e centros de recursos espalhados pelo país.
Existem livros em Braille?
Sim. Em Portugal, existem milhares de obras transcritas para Braille, dos livros de estudo à literatura mais comum, passando pelos jornais e revistas. A Biblioteca Nacional de Portugal é uma das entidades do nosso país com maior acervo de livros impressos neste sistema de leitura e escrita, para além de disponibilizar obras noutros formatos acessíveis a pessoas com deficiência visual. Conheça melhor o Centro de Recursos Braille da BNP.
Posso ir com uma pessoa com deficiência visual ao cinema ou a outros espetáculos com muitas imagens?
Sim. Basta fazer uma descrição do que vê à pessoa que está consigo. Deve, no entanto, privilegiar os espetáculos que disponibilizem um serviço de audiodescrição. Antes de comprar os bilhetes, tente saber se este serviço está ou não disponível.
O que é a audiodescrição?
É um serviço que permite à pessoa com deficiência visual ter uma descrição detalhada de todas as cenas visuais de um espetáculo, filme ou programa televisivo. No caso do Cinema e da Televisão, os textos audiodescritivos são previamente gravados por um locutor. Já nos espetáculos, a audiodescrição é feita em tempo real. Normalmente, a pessoa com deficiência visual pode requisitar um recetor de áudio que, através da utilização de fones, permite que esta vá acompanhando o espetáculo com a descrição das imagens.