Existem apoios à contratação de pessoas com deficiência visual?
Sim. As empresas que contratem pessoas com deficiência podem candidatar-se a apoios financeiros disponibilizados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P, através do Programa de apoio ao emprego e qualificação que integra diversas modalidades de apoio destinadas às pessoas com deficiência e incapacidade que apresentam dificuldades no acesso, manutenção e progressão no emprego. O financiamento pode variar em função das habilitações das pessoas e do tipo de entidades que proporciona a integração, destacando-se a comparticipação em bolsas de estágios e outros subsídios, na adaptação de postos de trabalho e eliminação de barreiras arquitetónicas, no financiamento de produtos de apoio atribuídos às pessoas com deficiências e incapacidades, e no apoio técnico especializado na área de reabilitação profissional.
Como adaptar um posto de trabalho para um funcionário com deficiência visual?
Para dar autonomia ao trabalhador na realização das tarefas, podem ser necessárias algumas adaptações como, por exemplo, reconhecimento dos equipamentos existentes no posto de trabalho, adaptação de equipamentos regulares com adição de produtos específicos para pessoas com deficiência visual ou simples identificação de espaços e equipamentos com adequação aos métodos de leitura e escrita. A adaptação do posto de trabalho e a escolha dos equipamentos adequados depende da necessidade do trabalhador, da exigência da função, das tarefas a realizar e do grau de visão do colaborador.
Que profissões podem ser desempenhadas por pessoas com deficiência visual?
A deficiência visual não é, por si só, limitação para o desempenho de uma atividade profissional. A determinação da profissão de uma pessoa com deficiência visual depende das suas qualificações académicas e profissionais, das competências pessoais e profissionais e, especificamente, da garantia de um posto de trabalho adequado e acessível, através de produtos específicos que facilitam o acesso à informação, e garantam a sua autonomia na execução das tarefas.