ACAPO celebra Dia Mundial da Bengala Branca
A bengala branca permite a deteção de obstáculos e a exploração do ambiente em redor
Desde 1970 que a 15 de outubro se assinala o Dia Mundial da Bengala Branca.
Símbolo de autonomia, mobilidade e confiança das pessoas cegas ou com baixa visão, durante este dia são várias as Delegações da ACAPO que aproveitam a efeméride para chamar a atenção para os obstáculos que estes cidadãos enfrentam no seu dia-a-dia.
Este ano não foi exceção e as nossas Delegações promoveram atividades visando sensibilizar para a construção de uma comunidade mais atenta ao próximo e às suas necessidades, apelando a uma maior inclusão das pessoas com deficiência visual na vida em sociedade.
As Delegações do Porto e Viseu saíram à rua, desafiando a comunidade em geral a vendar os olhos e a colocar-se no lugar de uma pessoa cega, circulando pelo espaço envolvente com recurso à bengala branca de forma a experienciar as dificuldades que estas pessoas encontram ao nível da mobilidade no espaço público.
Por sua vez, conscientes do potencial da comunidade escolar enquanto agente de mudança, as nossas Delegações de Castelo Branco e Vila Real dinamizaram ações de sensibilização dirigidas a este público, não só com foco na experimentação da bengala branca, mas também de outros recursos utilizados no âmbito da deficiência visual.
As nossas Delegações de Coimbra e Leiria aproveitaram a ocasião para celebrar a efeméride promovendo atividades dirigidas aos seus Associados que permitiram também, através da sua divulgação nos órgãos de comunicação social, destacar junto da comunidade em geral a autonomia das pessoas cegas ou com baixa visão.
Conheça em maior detalhe as iniciativas desenvolvidas:
- Delegação de Castelo Branco
- Delegação de Coimbra
- Delegação de Leiria
- Delegação do Porto
- Delegação de Vila Real - Iniciativa 1 | Iniciativa 2
- Delegação de Viseu