A nossa Delegação de Lisboa participou no Encontro das Entidades do Setor Social, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, com o objetivo de realizar um balanço do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos e de projetar, em conjunto com as Instituições Particulares de Solidariedade Social, as próximas atuações.

Para além do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Moedas e da Vereadora para os Assuntos Sociais, Sofia Athayde, marcaram presença dezenas de representantes das IPSS.

Na oportunidade que teve de falar à Assembleia, Paulo Santos, Presidente da Direção da Delegação de Lisboa, em representação e defesa dos interesses e direitos das pessoas com deficiência visual, destacou a importância da conjugação dos serviços e equipamentos da instituição num espaço centralizado na cidade. Atualmente as diversas respostas encontram-se dispersas pelo território do município dificultando o exercício da missão da ACAPO, acabando por impactar negativamente a qualidade de vida dos cidadãos com deficiência visual.

Esta intervenção permitiu ainda destacar que, apesar do trabalho continuado que tem vindo a ser desenvolvido em conjunto com a Câmara, há ainda um longo caminho a percorrer na área das acessibilidades no município. Nesta área, destacou-se a acessibilidade urbana a nível de mobiliário desadequado e móvel, a falta de semaforização sonora e ordenada e a acessibilidade na rede de transportes públicos, tanto a bordo das viaturas como nas paragens.

 

Paulo Santos, de pé, a discursar no Encontro das Entidades do Setor Social