O júri do Prémio BPI Capacitar atribuiu à ACAPO uma menção honrosa no valor de €50.000 para a execução do projeto “Tecnologias de Informação Promotoras de Autonomia” (TIPA) que prevê beneficiar cerca de 5000 pessoas com deficiência visual.

Recorde-se que esta foi a segunda vez que a ACAPO viu um projeto ser distinguido pelo Prémio BPI Capacitar. Em 2010, na 1ª edição do Prémio, o projeto C.A.S.A. [Connosco Aprenda a Ser Autónomo] foi agraciado com uma menção honrosa, também no valor de €50.000.

O projeto: Tecnologias de Informação Promotoras de Autonomia (TIPA)

 Objetivos:

O projeto pretende disponibilizar à população alvo meios acessíveis para a leitura de textos impressos e para a identificação de objetos. Para isto, pretende-se desenvolver um software capaz de, a partir de vários tipos de equipamento (PC, SmartPhones, Tablets, etc.) reconhecer texto impresso e transformá-lo em texto digital para poder ser lido por pessoas com deficiência visual através do seu leitor de ecrã. Para a leitura, a interface do programa terá um leitor/editor de documentos que pode utilizar outros documentos externos ao TIPA. Para além disso, terá também a funcionalidade de reconhecimento de códigos de barras, códigos QR ou de matrizes de pontos, para permitir identificação de produtos de consumo corrente (livros, medicamentos, produtos alimentares, CDs ou quaisquer outros objetos.

Problemática

A necessidade de ler documentos impressos (livros, correio, documentos oficiais, facturas, bulas médicas, etc.) é das mais presentes na população alvo. Outra necessidade também sempre presente é a identificação de objetos (caixas de remédios, embalagens de comida, CD’s, etc.). A solução a criar pode ser utilizada em qualquer lugar, a partir de várias plataformas, e tem um custo muito reduzido, sendo gratuita para instituições relevantes.

Destinatários

Pessoas com deficiência visual, com dificuldades na leitura de documentos impressos ou na identificação de objetos, e que possuam um computador com scanner ou um equipamento móvel com câmara fotográfica e acesso à Internet.

Aspetos Inovadores

  • Disponibilização gratuita de um software de reconhecimento ótico de carateres (OCR) a várias instituições espalhadas pelo território nacional;
  • Disponibilização gratuita de um editor de textos acessível a leitores de ecrã para diferentes plataformas de acesso fixo e móvel, permitindo intercâmbio entre as plataformas;
  • Utilização de um módulo de pré processamento de imagem altamente sofisticado, que permitirá corrigir muitos dos erros cometidos na aquisição de imagens através de dispositivos móveis operados por pessoas cegas;
  • Disponibilização aos utilizadores finais de um software de OCR, a preços acessíveis, possível de ser utilizado em várias plataformas com a mesma licença;
  • Disponibilização de um software de reconhecimento de objetos, juntando várias tecnologias, tais como códigos de barras, códigos QR, código de padrão de pontos, etc.

Conheça os restantes projetos distinguidos na 3ª edição do Prémio BPI Capacitar