No âmbito do ato eleitoral do passado dia 14 de dezembro, no qual foram eleitos os Órgãos Associativos da ACAPO para o quadriénio 2025-2028, decorreu este sábado, 11 de janeiro, pelas 15h00, no edifício onde a ACAPO tem a sua sede, a cerimónia solene de tomada de posse dos novos elementos.

Nesta cerimónia, conduzida por Helena Fonseca na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia de Representantes da ACAPO tomaram posse os Órgãos Nacionais, nomeadamente a Direção Nacional, presidida uma vez mais por Rodrigo Santos e o Conselho Fiscal e de Jurisdição, presidido por Graça Gerardo. No que concerne aos Órgãos de Delegação tomaram posse a Direção da Delegação de Lisboa e a Mesa da Assembleia Geral de Delegação, presididos, respetivamente, por Paulo Santos e Paulo Coelho.

Tomando da palavra, Rodrigo Santos, agradeceu aos Associados pelo voto de confiança na condução dos destinos da ACAPO para os próximos quatro anos, destacando 3 palavras-chave que irão nortear a atuação da nova equipa: representar, comunicar e agir. Perante os desafios que se avizinham, defendeu uma ACAPO mais aberta, mais forte e atuante, visando representar melhor as pessoas com deficiência visual. Os demais empossados expressaram também o seu agradecimento aos Associados: Paulo Santos deu a garantia de continuar o trabalho que tem vindo a desenvolver, num recomeço com mais força e vontade, Paulo Coelho partilhou a sua convicção no bom trabalho que irá ser apresentado pela sua equipa e Graça Gerardo destacou que este será um novo desafio, rigoroso, mas imparcial.       

Presentes nesta cerimónia solene estiveram Sónia Esperto, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação I.P., Martinho Batista, do PCP, em representação da Comissão Nacional para as Questões da Deficiência, e o Coronel Lopes Dias, Secretário da Direção Nacional da Associação dos Deficientes das Forças Armadas. Sónia Esperto discursou no final da cerimónia, dando os parabéns à ACAPO pelo trabalho que tem desenvolvido aos longo dos anos na defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência visual, reforçando o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação I.P como parceiro ativo na projeção das necessidades das pessoas cegas ou com baixa visão.

Ainda durante o mês de janeiro, nas suas Delegações, tomaram posse os restantes Órgãos de Delegação, que foram eleitos no dia 14 de dezembro.