Um novo olhar sobre os nossos direitos humanos
Documento produzido por Rodrigo Santos (ACAPO) sintetiza os direitos inscritos na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Bem-vindo a este novo olhar sobre os nossos direitos humanos! Já alguma vez sentiu que os seus direitos, como pessoa com deficiência, não foram suficientemente tidos em conta? Já desejou saber como poderia defender melhor os seus direitos e o que esperar dessa sociedade plenamente inclusiva da qual muitas pessoas falam? Por último, mas não menos importante, já ouviu falar da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e já se questionou se esta poderia ser útil para si, na sua vida diária?
Com o apoio e o financiamento do programa REC (Direitos, Igualdade e Cidadania) da União Europeia (EU), a União Europeia de Cegos (EBU) criou esta publicação para explicar como é que, sendo uma pessoa cega ou com baixa visão ou alguém que interage regularmente com este grupo de pessoas, pode beneficiar da Convenção. Falaremos sobre a Convenção, como esta o pode ajudar e resumiremos os principais direitos humanos que consagra, especificamente, para pessoas com deficiência. Este documento, redigido por representantes de Portugal, Áustria e Sérvia, foi criado especificamente tendo em conta as diversas realidades que encontramos em toda a Europa, do norte ao sul, do oriente ao ocidente, dos países ricos aos países pobres, das zonas rurais aos centros europeus mais cosmopolitas. Assim, independentemente de como seja o estilo da sua vida diária, prepare-se para descobrir novas perspetivas sobre os seus direitos humanos e ainda como a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência pode realmente mudar a sua vida, e a sociedade ao seu redor.