Editorial
Por Equipa Editorial Revista Louis Braille
Tal como frequentemente somos desafiados nas redes sociais, também nesta edição da Revista Louis Braille o incitamos a procurar os erros na nossa primeira página. Dentro de balões de diálogo encontra palavras de uso frequente que se referem à deficiência. Por hábito ou ignorância, estas palavras ainda fazem parte do léxico de muitos nós e o 4.º poder não é exceção. Foi por isso que Dora Alexandre, ex-chefe de redação do magazine Consigo, escreveu um guia de boas práticas destinado a jornalistas sobre Media e Deficiência. Quatro anos após a produção deste livro, a hoje assessora de imprensa, traz novamente este tema à luz e esclarece “por que é que as palavras importam”.
Sobre outra forma de educação, a que tem lugar nas nossas escolas portuguesas, falámos com David Rodrigues, presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. A conversa teve essencialmente que ver com a consulta pública da revisão do decreto-lei 3/2008 que versa sobre a educação inclusiva. Se quiser fazer parte deste debate, saiba que tem até 30 de setembro para enviar as suas sugestões.
Nesta edição também falamos sobre a reabilitação de crianças. Longe dos gabinetes, a equipa técnica da Delegação de Leiria tem ao dispor das pessoas com deficiência visual, desde 2007, um serviço de hipoterapia que serve de complemento ao trabalho reabilitacional de crianças e jovens.
“Que perceção terá da fotografia uma pessoa que não vê, ou que vê muito pouco?”. A pergunta foi exposta pelo Movimento de Expressão Fotográfica motivando o desenvolvimento do projeto “Imagine Conceptual”. A partir da página n.º10 saiba do que falamos.
Também nesta edição não abdicámos da secção “Tecnologia”. Diogo Costa, engenheiro informático, escreve sobre a acessibilidade web em Portugal, uma matéria onde ao nível legislativo somos pioneiros. Sendo esta uma edição de desafios, o autor do artigo também lhe deixa um. Ora confira.
Por fim, Rodrigo Santos, colaborador regular desta Revista, ajuda-nos, como sempre, a fazer uma leitura jurídica sobre temas de interesse para as pessoas com deficiência visual. Nesta edição, o tema é estacionamento automóvel.
Queremos agora lembrar todos os que leem estas linhas que ao seu dispor têm um endereço de e-mail à espera das suas sugestões de conteúdos ou outros comentários: louisbraille@acapo.pt